O “REISH” – A VIGÉSIMA LETRA DO ALFABETO HEBRAICO.

A letra “Reish” (ר) é a vigésima letra do alfabeto hebraico e possui, à primeira vista, uma forma simples. A letra “Reish” é composta por uma linha horizontal com uma curva em 90 graus, descendo verticalmente para baixo. É parecida com a letra “Dalet” (ד), a menos do pequeno prolongamento horizontal desta última. A letra “Reish” (ר) está associada ao som “r”, como em rato”.

Como sabemos, em Hebraico cada letra é mais que um signo fonético – ela carrega significados ocultos, dimensões místicas, conotações numerológicas e uma ligação com o próprio processo de criação segundo a tradição judaica.

O nome da letra, “Reish” (רֵישׁ), está associado à palavra hebraica “Rosh”, que significa “cabeça”, “início”, ou “principal”. Essa vinculação a coloca como um símbolo de liderança, proeminência e potencial de direcionamento.

No calendário hebraico por exemplo, temos o termo “Rosh Hashaná”, que significa literalmente “cabeça do ano”, ou seja, o princípio, a fonte de onde fluem os dias do novo ciclo anual.

O valor numérico da letra “Reish” é 200. Na Gematria, o número 200 é interpretado como um símbolo da dualidade, da polaridade e da alma da criatura.

A tradição cabalística identifica o “Reish” como uma letra de dualidade moral:

  • Por um lado, “Reish” representa humildade, sinalizando ausência de pretensão ou orgulho.
  • Por outro lado, “Reish” também pode representar o mal, o pecado ou a queda espiritual, por sua ligação com a palavra “Rashá” (dentre outras traduções, uma pessoa maldosa).

Este paradoxo faz do “Reish” uma letra que testa a retidão do homem: está associada tanto com o “Rosh” (cabeça, liderança, sabedoria), quanto com o “Rashá” (ímpio, transgressor).

O “Reish” desafia o ser humano a reconhecer sua posição no mundo: entre a cabeça e a queda, entre a liderança e o orgulho, entre a luz e as sombras morais. Ele representa a encruzilhada espiritual que todos enfrentamos em nossas jornadas.

A letra “Reish” pode ser vista como uma metáfora do ser humano moderno: alguém em constante movimento, tensionado entre o ego e o espírito, entre a alienação e o autoconhecimento. Representa a capacidade de pensar, liderar e agir, mas também o risco de perder-se na própria razão, afastando-se da espiritualidade, da empatia e da humildade.

Na filosofia judaica essa tensão também é vista como o motor da espiritualidade viva. O ser humano, assim como a letra “Reish”, está sempre no limiar entre o divino e o mundano. Cabe a ele escolher a direção da sua “cabeça”.

No pensamento chassídico (uma vertente da filosofia judaica), “Reish” é uma letra que convida à transformação: aquele que se vê como “Rashá” (ímpio), pode, através da humildade e do arrependimento, retornar ao estado de “Rosh” (cabeça, liderança), conectando-se com o divino e com sua própria essência.

Convidamos você a vir conosco e conhecer mais a respeito de todos os aspectos do Hebraico. Aqui você poderá se desenvolver no idioma, seja no âmbito do Hebraico Moderno ou no Bíblico. Com toda a certeza, trata-se de uma experiência única, principalmente para você, que está interessado(a) na língua, na cultura e na história judaica.  Se quiser explorar mais a respeito do Hebraico, com certeza uma ótima ideia seria aproveitar os recursos oferecidos em nosso “site”, tais como os cursos “online”, músicas, curiosidades e orientações. Ao aprender um novo idioma, os horizontes linguísticos são ampliados, possibilitando também a conexão com diferentes culturas e tradições.

Venha, venha conosco aprender Hebraico. Estamos no seu aguardo!

A equipe de aprendahebraico.com.br