O “DALET” – A QUARTA LETRA DO ALFABETO HEBRAICO.

A letra “Dalet” é a quarta letra do alfabeto hebraico e, assim como todas elas,  possui um significado simbólico profundo na tradição judaica. Ela é representada graficamente por uma forma que se assemelha a um “L” invertido, a partir de uma linha horizontal superior e uma linha vertical reta partindo próxima ao final do lado direito do traço horizontal, porém não de seu extremo.Do ponto de vista linguístico, a letra “Dalet”, no Hebraico Moderno, tem uma atribuição fonética associada ao som “d“, similar ao “d” de “dado” em Português.

A letra “Dalet” também possui um significado simbólico importante na tradição judaica. Ela é frequentemente associada a conceitos como porta, entrada, acesso, mas também pobreza.

Em hebraico, “dalut” significa “fraqueza” ou “fragilidade”. Esta palavra é derivada da raiz hebraica “dal”, que significa “fraco” ou “pobre”.  Em função disto, estabelece-se também uma ligação entre a ideia de humildade espiritual e a capacidade de receber as bênçãos divinas.

Já “délet” em Hebraico significa “porta”. Pode ser entendida também como entrada, porta de acesso ou portal. Na tradição cabalística, o “Dalet” é entendido como uma porta que pode ser aberta para receber luz divina ou fechada para impedir seu acesso. Perceba como a representação gráfica da letra “Dalet” nos lembra o batente superior e o batente direito de uma porta,  este sendo apoiado no primeiro.

Na Kabalah, a tradição mística do judaísmo, sabemos que a cada letra do alfabeto hebraico é atribuído um número. A letra “Dalet” tem o valor numérico de quatro, o que a conecta com ideias de estabilidade, materialidade e completude.

A letra Dalet é vista como uma porta entre mundos, um símbolo de transição e potencialidade. Ela representa a passagem do reino espiritual para o material, bem como a jornada da alma em direção à elevação espiritual.

Esta é a letra “Dalet”. E não é apenas isto… Há muito mais considerações relevantes a seu respeito, que poderão ser analisadas em outras ocasiões.

A propósito, aprender Hebraico, seja o Moderno ou o Bíblico, pode ser uma experiência fascinante e enriquecedora, especialmente para quem está buscando informações sobre a língua, a cultura e a história judaica. Se você estiver interessado(a) em explorar mais a respeito do Hebraico, certamente seria uma ótima ideia aproveitar os recursos oferecidos em nosso site, tais como os cursos online, músicas, curiosidades e orientações. Aprender um novo idioma não apenas amplia nossos horizontes linguísticos, mas também nos conecta com diferentes costumes e tradições. Venha conosco aprender Hebraico!

A equipe de aprendahebraico.com.br