A letra “chaf” (e sua variante “kaf”) é a 11ª letra do alfabeto hebraico. Como todas as letras hebraicas, o “chaf” tem uma forma física (כ), um som (som consonantal “ch”, como o da letra “chet”, e “k”, se houver um ponto inserido na letra – כּ – neste caso passa a ser denominada de “kaf”), um valor numérico (possui o valor numérico 20, de acordo com a Gematria) e uma série de significados espirituais e simbólicos.
Indicamos na figura a seguir a evolução da letra “chaf” ao longo da história hebraica. À esquerda, sua forma mais primitiva. À direita, seu aspecto atual.
Na caligrafia tradicional hebraica, o “chaf / kaf” pode aparecer de duas formas:
- chaf /kaf (כ / כּ): Usada no início ou no meio das palavras.
- chaf sofit (ך): A forma final de “chaf”, usada apenas no final das palavras (“sofit” significa “de terminação”).
“Kaf” significa literalmente a palma da mão em concha. É como uma palma em forma de concha estendida, pronta para receber. A forma de todos os recipientes – uma tigela, um copo, uma jarra, é baseada nessa forma curva básica, e “kaf” representa a ideia de um recipiente. Representa a forma. Uma casa é uma forma que contém os acontecimentos das pessoas dentro dela; um corpo é uma forma que contém a vida e a energia da pessoa. As formas do mundo físico são onde a essência espiritual da vida é capaz de se manifestar.
O “kaf” também nos ensina a nos moldar – dobrar o ego e moldar nosso caráter. A letra “kaf” está ligada à força interior, harmonia e compartilhamento. Portanto, “kaf” possuí a autodisciplina que tem em si a capacidade de fazer o que precisa ser feito, em seu próprio tempo e não no nosso.
Convidamos você a vir conosco e conhecer mais a respeito de todos os aspectos do Hebraico. Aqui você poderá se desenvolver no idioma, seja no âmbito do Hebraico Moderno ou no Bíblico. Com toda a certeza, trata-se de uma experiência única, principalmente para você, que está interessado(a) na língua, na cultura e na história judaica. Se quiser explorar mais a respeito do Hebraico, com certeza uma ótima ideia seria aproveitar os recursos oferecidos em nosso “site”, tais como os cursos “online”, músicas, curiosidades e orientações. Ao aprender um novo idioma, os horizontes linguísticos são ampliados, possibilitando também a conexão com diferentes culturas e tradições.
Venha, venha conosco aprender Hebraico. Estamos no seu aguardo!
A equipe de aprendahebraico.com.br