O “ALEF” – A PRIMEIRA LETRA DO ALFABETO HEBRAICO

O “Alef” é a primeira letra do alfabeto hebraico. Há indícios de que esta letra tenha sido originada a partir de um hieróglifo egípcio que representava a cabeça de um touro.

Os fenícios utilizaram uma representação semelhante à hebraica e que, posteriormente, deu origem ao “alfa” grego e daí à forma latina “A”. Na ilustração abaixo é possível observar a evolução gradual do “Alef” até assumir a forma atual.

É curioso também observar como a letra “A”, do alfabeto latino teve origem a partir das primeiras formas do “alef” hebraico.

Todas as letras hebraicas possuem uma “personalidade”. A cada letra vinculam-se algumas características bem como valores numéricos. No caso do “Alef”, esta letra está associada ao touro ou boi. O “Alef” representa a energia primordial que permeia o Universo. Também está ligado à força, ao ser humano, ao ser vivente e ao início. No idioma hebraico, o “Alef” é indicativo direto de liderança ( “Aluf” – líder) e também corresponde à palavra “mil” (“élef”). O valor numérico do “Alef” na “Gematria” (a numerologia hebraica), é “1”.

É interessante observar que o conceito do “touro” encontra-se registrado até os dias atuais através da presença dos chifres que permanecem no traçado ao longo da evolução da letra (um chifre voltado para cima, outro para baixo).

Curiosamente, na versão cursiva no Hebraico Moderno, a sugestão dos chifres é ainda maior! Compare uma das primeiras versões do “Alef”  (à esquerda) com a escrita cursiva atual (à direita)!

Conheça mais a respeito do Hebraico. Explore tudo o que temos a lhe oferecer em nosso site. Curiosidades, músicas, informações, aulas demonstrativas gratuitas e se desejar ir além, dispomos de Cursos de Hebraico Bíblico e também de Hebraico Moderno.

Não perca tempo e aproveite agora mesmo!

A equipe de aprendahebraico.com.br